O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player



 

Editora Melhoramentos

   

Releases

      << Volta
   

Expedição Brasil Gastronômico: no cardápio, receitas e a cultura de um País que é puro sabor.


Em projeto pioneiro, obra reúne rico trabalho de pesquisa da equipe criada na edição de 2012 do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que viajou mais de 18 mil quilômetros para identificar biomas brasileiros e seus ingredientes.
 

A gastronomia brasileira vem conquistando cada vez mais prestígio em todo o mundo. A criatividade na escolha dos ingredientes e temperos é de dar água na boca.  Mas, e até chegar à mesa? Alguém já se perguntou qual caminho percorre a matéria-prima que compõe um belíssimo prato?
Em 2012, a equipe do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes colocou o pé na estrada e percorreu mais de 18 mil quilômetros em uma expedição que visitou 51 cidades, de seis estados, para pesquisar a cadeia produtiva da gastronomia – região, produto, produtor, centro de distribuição e consumidor final. Todo esse trabalho foi registrado e agora é apresentado ao público por meio do livro “Expedição Brasil Gastronômico”.
Idealizado por Rodrigo Ferraz que contou com a colaboração da historiadora Dolores Freixa e da jornalista gastronômica, Guta Chaves, o livro será lançado pela editora Melhoramentos em parceria com a editora Boccato, durante a XVI Bienal do Livro Rio.
“Quisemos mostrar que gastronomia é muito mais que o trabalho na cozinha, envolve pessoas anônimas que se dedicam a plantar, colher, transportar e vender produtos frescos, de qualidade, marca da nossa cultura”, defende Rodrigo Ferraz, idealizador da Expedição.

A proposta é que, a cada ano, um livro traga as histórias, curiosidades, receitas e ingredientes típicos do Brasil. A primeira edição traz sabores e saberes de seis dos doze estados que sediarão a Copa do Mundo de 2014: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Amazonas. A obra não tem a pretensão de ser um guia de produtos e produtores, é um recorte de uma imensa cadeia produtiva que corresponde a 17% do PIB brasileiro.

O livro traz muito mais que receitas deliciosas. Fotos e textos convidam a uma grande viagem pela diversidade brasileira, que inclui, além dos seus estados, os biomas – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas – uma verdadeira reflexão sobre os fatores que influenciam os produtos: o clima, a altitude, o solo. “A expedição é precursora ao chamar à reflexão sobre os terroirs – o conjunto de fatores que influenciam na qualidade e na particularidade do produto: as condições geográficas somadas às tradições e à mão do homem” - comenta Guta Chaves, uma das responsáveis pela pesquisa e também autora do livro.
 
Para conduzir os trabalhos de pesquisa, a equipe adotou critérios rigorosos. Foram avaliados, por exemplo, os costumes alimentares para entender os motivos que fazem com que determinados ingredientes sejam tão especiais para certas regiões. É o caso do guaraná na região do Amazonas: há séculos a tribo indígena sateré-maué processa o fruto como fonte de alimento energético, já que, nessa região a plantação de vegetais e legumes é praticamente inexistente. Outro ponto chave da grande pesquisa foi o fator humano. Foram priorizados produtores que utilizam a agricultura como atividade de subsistência, gerando renda e contribuindo para o desenvolvimento de sua região.

A mistura de receitas selecionadas a dedo pelos chefs com os hábitos da cultura local, da agricultura familiar e das cooperativas rendeu um conteúdo de tempero especial. “É o primeiro livro brasileiro com um trabalho tão focado nos biomas na área da gastronomia, que mostra como as pessoas das regiões em questão sobrevivem do próprio trabalho e como é rico em todos os sentidos o patrimônio brasileiro”- destaca a historiadora Dolores Freixa.

A expedição
A “Expedição Brasil Gastronômico” foi criada para pesquisar e divulgar os processos produtivos específicos de todos os estados brasileiros. Desde o plantio e exploração da matéria-prima até a produção, passando pelos centros de distribuição – cooperativas locais, mercados e feiras – e ainda a oferta ao consumidor final: há um pouquinho de tudo nesse verdadeiro banquete literário.
 
A pesquisa e as experiências da equipe foram registradas em fotos, vídeos e em um diário de bordo. Todo o conteúdo está disponibilizado gratuitamente pelo site: www.gastronomiatiradentes.com.br 
                
As experiências também são disseminadas durante o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, por meio de cursos, festins e encontros com produtores e chefs dos estados visitados pela Expedição.

No próximo ano, um novo livro será lançado, dessa vez com o resultado da segunda etapa da Expedição que, em 2013, passou pelos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.


Sobre os autores:
Guta Chaves é mineira, jornalista gastronômica, especializada em história da gastronomia, coautora do livro Gastronomia no Brasil e no Mundo (SENAC NACIONAL, 2009). É professora de História da Gastronomia para universidades como SENAC. No jornalismo, já trabalhou em revistas como Gula, Sabor Pão de Açúcar, Prazeres da Mesa, Gourmet Life e no portal IG Comida. Atualmente é editora-chefe da revista literário-gastronômica Cozinhando com Palavras, da editora Boccato, com previsão de lançamento para agosto/2013.

Rodrigo Ferraz é empreendedor gastronômico, idealizador da Expedição Brasil Gastronômico. É um dos defensores da pesquisa e difusão da cadeia produtiva da gastronomia brasileira, que vai do produto até o chef, passando pelo produtor e centros de distribuição e comercialização. Nos últimos 17 anos, esteve à frente de diversos estabelecimentos em Minas Gerais. Atualmente, dirige a cervejaria Albanos, o restaurante alemão Haus e o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Dolores Freixa Pascual é historiadora, pós-graduada em Patrimônio Cultural e guia de turismo cultural. É professora universitária dos cursos de turismo e gastronomia nas disciplinas de Patrimônio Turístico Cultural e História da Alimentação. Coautora dos livros História da Gastronomia do Brasil e do Mundo, da Editora Senac,  Larousse da Cozinha Brasileira - raízes culturais da nossa terra e Brasil - Histórias de Sabores, da Editora Bellini Cultural. Colaborou para as revistas “Gula” e “Sabor”. Foi colaboradora da seção Pelo Mundo, do portal IG Comida Pelo Mundo sobre a cultura gastronômica dos países. Guia de Turismo Cultural especializada em roteiros históricos e gastronômicos.

Sobre a Editora Melhoramentos
Há 123 anos a Melhoramentosocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua. É referência no mercado de dicionários com a linha Michaelis (português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e japonês), que detém 35% das vendas nesse segmento. Para não perder a tradição iniciada em 1915 – com a edição de O Patinho Feio – de ser a principal editora infantojuvenil do país, a Melhoramentos tem entre seus autores nada menos que Ziraldo e seus 152 títulos, um sucesso absoluto entre o público jovem de todo o mundo e que bateu um recorde histórico: O Menino Maluquinho vendeu mais de 3 milhões de exemplares.

Expedição Brasil Gastronômico
Autores: Guta Chaves, Rodrigo Ferraz, Dolores Freixa
Preço: R$ 98,00
Páginas: 320
Editora: Melhoramentos

XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Quando: de 29 de agosto a 08 de setembro de 2013
Onde: Riocentro - Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca
Estande da Editora Melhoramentos: Pavilhão Azul – Stand - H04/I03

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Parceria 6 - Assessoria de Comunicação
(55-11) 3062-9951 - 3081-1260
www.parceria6.com.br

Juliana Sassi
juliana@parceria6.com.br
(11) 98460-0094

Fábio Diegues
fabio@parceria6.com.br
(11) 98657-6894

Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802 - (11) 98585-5551